06/04/2025
Sem concorrente depois da renúncia de Iara Pinheiro, promotor Gláucio Garcia será nomeado chefe do Ministério Público do RN
Numa disputa sem concorrente, o atual procurador geral adjunto do Rio Grande do Norte, Gláucio Garcia, vai ser nomeado pela governadora Fátima Bezerra como novo procurador geral de Justiça do RN.
O nome de Gláucio agora é o único a ser encaminhado à governadora, depois da renúncia da segunda mais votada, a promotora de Justiça, Iara Pinheiro, que teve 81 votos contra 118 de Garcia.
Apesar de mais votado, Gláucio corria o risco de não ser o nomeado, já que a legislação desobriga o gestor de optar pelo cabeça da lista. Basta lembrar da escolha do procurador geral da República na gestão Jair Bolsonaro, quando o ex-presidente não só ignorou o mais votado, como escolheu um nome que sequer estava na lista dos votados.
A desistência de Iara Pinheiro, que não expôs motivos, foi concretizada neste domingo (6), dois dias depois da eleição interna, na sexta-feira (4).
Ela enviou mensagem para Gláucio ressaltando seu compromisso perante colegas, com uma cópia anexada de sua renúncia à indicação ao cargo de PGJ, já enviada presidente da Comissão Eleitoral, Anísio Marinho.
"Através do presente expediente, em razão do resultado das eleições para o cargo de PGJ, ocorrida no último dia 04/04/25, cujo o candidato mais votado foi o promotor de justiça Gláucio Pinto Garcia, venho, perante a mais alta colegialidade de nossa instituição, para, conforme posicionamento já fimado quando anuirmos a agenda propositiva da Ampern, renunciar a nossa indicação ao Cargo de PGJ e, ao mesmo tempo, apoiar a indicação do nome do colega promotor de justiça Gláucio Pinto Garcia"
Gláucio será nomeado procurador geral de Justiça e vai substituir a atual chege do Ministério Público, Elaine Pinheiro.
Eleita para o cargo de adjunta na chapa de Gláucio, a promotora Juliana Limeira substituirá Gláucio.