18/02/2025
Sabendo que não terá apoio da Câmara, vereador Daniel Valença quer criar ‘CEI da Engorda de Ponta Negra’
O vereador Daniel Valença (PT) vai apresentar na Câmara de Natal, logo na abertura dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (18), requerimento para a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Engorda de Ponta Negra.
O parlamentar justifica que é preciso checar as denúncias de irregularidades na condução da obra, incluindo impactos ambientais, uso de recursos públicos e falhas graves no planejamento, que podem ter comprometido sua eficácia e reduzido sua durabilidade.
E a falta de drenagem antes das obras, contrariando a recomendação da Defesa Civil, é um dos pontos principais a serem investigados.
"A Prefeitura inverteu as prioridades, talvez por interesse eleitoreiro, contrariando parecer técnico da Defesa Civil Nacional. Isso compromete a durabilidade da engorda e pode significar desperdício de dinheiro público. Precisamos apurar quem participou da tomada dessa decisão e por quê", justifica o vereador, se referindo à gestão anterior.
A CEI também pretenderia investigar entre outros pontos, a invasão ao Idema e o aumento expressivo do custo da engorda – de R$ 73 milhões para R$ 107 milhões....
"Essa obra foi feita de forma totalmente atropelada. Viraram as costas para quem vive da praia de Ponta Negra. Além disso, descuidaram do meio ambiente e podem ter causado prejuízo aos cofres públicos", disse o parlamentar, que sabe mais do que ninguém que uma CEI contra a gestão municipal - tanto faz a passada como a atual - não passa na Câmara, já que cerca de 20, dos 29 vereadores, apoiaram as obras da engorda e estão do lado do ex e do atual prefeito.
O vereador sabe que não passa, mas vai usar o tema e o plenário para debater sobre o assunto, chamando a atenção da população, da justiça e de quem mais aparecer.