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20/08/2024





Pesquisa: Como fazer o mais virar menos

Na disputa de rádios em Natal, fica a pergunta:

O que danado a pesquisa encomendada pela 94FM tem de diferente das bem parecidas pesquisas da 96FM e 98FM?

As da 94 vem ressaltando o que o eleitor conhecia há pelo menos 50 pesquisas atrás: a liderança isolada do candidato Carlos Eduardo.

As das 96 e 98 repetem um despencar de Carlos, uma subida rápida de Paulinho Freire e uma vontade de fazer dessparecer Natália Bonavides.

Quais pesquisas estariam erradas?

Nenhuma.

O pacote fechado está bem certinho, mas a apresentação conta com a complacência de uma tal margem de erro, que pode ser aplicada para mais ou para menos.

No caso dessa pesquisa Agora Sei divulgada nesta terça-feira (20), que trabalhou com uma margem de erro de até 3,4% para mais ou para menos.

Aí se Carlos Eduardo contabiliza 43,3% das intenções de votos e se aplica a margem de erro para baixo, ele vai aparecer com (43,3 menos 3,4) 39,9%

Aí aplica a margem de Paulinho para cima, e o candidato do União Brasil que somou 15,8% das intenções de votos já passa para 19,2%.

Já a margem de erro de Natália seria aplicada para baixo, caindo dos contabilizados 16,6% de intenções de votos para míseros 13,2%

Simples assim...

Ou se usa a margem para parecer eleito ou para parecer derrotado.

São os riscos de campanha.
 

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