#JornalismoSemFakeNews

27/04/2024





Tomaz de Araújo: Acarienses se mobilizaram em defesa do prédio de escola histórica fechada pela Secretaria de Educação do Estado em 2017

Como o Blog mostrou nesta sexta-feira (26), acarienses se mobilizaram neste sábado (27) no município do Seridó, em defesa do Grupo Escolar Tomaz de Araújo, fechado em 2017 durante o governo Robinson Faria, na gestão da secretária de Educação Cláudia Santa Rosa.

Justificando à época que o número de alunos era pouco para os custos da manutenção do prédio pelo Estado, e ignorando a máxima que diz que 'não se fecha uma escola', o Tomaz de Araújo fechou, e o prédio histórico, icônico, ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Guia, que logo depois se transformou em Basílica, foi abandonado.

Fotos Jobel Araújo/Eduardo Silva 

Em uma demonstração de união e comprometimento com sua comunidade, acarienses se reuniram na manhã deste sábado, no evento emblemático "Renova Tomaz".

Pacífico e apartidário, vez que da história do Tomaz de Araújo fazem parte quem ama e quem odeia política, o movimento começou às 8h com um abraço simbólico ao prédio, hoje deteriorado. Um esqueleto ao lado da única Basílica do Rio Grande do Norte entre as 72 existentes no Brasil, e reconhecida como Patrimônio Histórico do estado.

O movimento deste sábado foi um testemunho poderoso do desejo da população de valorizar sua história.

O "Renova Tomaz" transcendeu as barreiras políticas e uniu corações e mentes em torno de um objetivo comum: preservar e revitalizar o legado do Grupo Escolar Tomaz de Araújo. O prédio, que vai muito além de ser apenas uma estrutura física, é um símbolo vivo da educação que moldou gerações e definiu histórias na região.

Desde cedo, os participantes se reuniram em frente ao prédio histórico, prontos para demonstrar seu compromisso com essa causa nobre. Abraçando simbolicamente a estrutura, o ato serviu para expressar o pedido público de preservar não apenas um edifício, mas também a memória e a identidade de Acari.

O evento contou com a presença de membros da comunidade, autoridades locais e defensores do patrimônio histórico. O idealizador do ato, Diogo Bezerra, espera que as autoridades se sintam sensibilizadas, pois a revitalização do prédio, estrutural e funcional, é um desejo de toda a comunidade acariense.

"Este não é apenas um prédio antigo, é uma parte vital de nossa identidade e herança. Esse momento serve como um lembrete inspirador do poder da comunidade quando se une em prol de uma causa comum, pois estamos aqui reunidos para garantir que a voz da comunidade seja ouvida e que o prédio continue a desempenhar seu papel contribuindo como sede, abrigando trabalhos, seja para a educação, seja para a cultura local", disse Diogo.

Faltaram a diretora Dona Almira, coordenadora Dona Margarida (irmã do Padre Cortez), que já não estão mais por aqui...mas ex-alunos, ex-coordenadores, ex-professores como Dona Mariquinha (foto abaixo), participaram do abraço.

Calendário


  •  AnteriorAbril 2024Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    31123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    2829301234
    567891011

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.