23/04/2024
No Ministério da Cultura, governadora Fátima garante apoio para realização de festivais literários no RN
O Rio Grande do Norte terá a partir do segundo semestre de 2024 um evento que fomentará o acesso ao livro e à leitura. O Ministério da Cultura apoiará a realização do Circuito Literário Potiguar, que contemplará festivais literários que percorrerão 16 munícipios onde estão sediadas as diretorias regionais de educação (DIRECs).
A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta segunda-feira (22), em Brasília, com Márcio Tavares, secretário Executivo do Minc, e Fabiano dos Santos Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, de uma agenda voltada para o fortalecimento da Política Nacional de Leitura e Escrita no estado. Acompanhada pela secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito a governadora Fátima Bezerra ressaltou o apoio do Minc: “Como autora, da Lei 13.696/2018, que instituiu o primeiro marco regulatório da Política Nacional de Incentivo à Leitura, Escrita, Bibliotecas, quero dizer da minha imensa alegria pela determinação do presidente Lula para regulamentação desta lei”, comemorou.
A realização do circuito se insere dentro do processo de regulamentação do da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo as Bibliotecas Públicas e Comunitárias, empreendida pelo Governo Lula. “O Brasil precisa muito da leitura e do aceso ao livro. Agradecemos ao Minc, pelo que estamos obtendo para a realização do nosso Circuito literário Potiguar, que será iniciado no segundo semestre. Vamos percorrer todas as cidades polos RN onde estão as sedes das Direcs. Assim, teremos a cultura e a educação de mãos dadas”, concluiu a governadora.
CULTURA E EDUCAÇÃO
Um total de 16 festivais literários ocorrerão nas cidades sedes das Diretorias Regionais da Educação (DIREC) com ampla programação composta por atividades diversificadas desenvolvidas nas áreas de artes, educação e cultura proporcionando incentivo, divulgação e valorização da literatura, com intuito de contribuir para a formação de cidadãos com apreço pela leitura e consciência crítica.
A iniciativa que une educação, arte e cultura em prol de valorizar e contribuir com a ampliação do interesse pela literatura no Estado do Rio Grande do Norte, ao idealizar o evento, avaliamos a necessidade de contribuir ativamente para o enriquecimento cultural da comunidade escolar, discentes, docentes e familiares, bem como da população em geral, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, a atuação dos artistas potiguares, de escritores, poetas e pensadores da literatura nacional.
PRIORIDADE
Para o secretário do Minc, a realização do circuito potiguar é a concretização de uma prioridade do Governo Lula: “Era um desejo do Minc desde o início da gestão da ministra Margareth Menezes estabelecer a Política do Livro, da Leitura e da Escrita com uma das nossas grandes prioridades, orientando-nos que essa ação é fundamental para fortalecimento da democracia em um Brasil verdadeiramente cidadão. É uma alegria para nós colaborar de mãos dadas com o Governo do RN com a realização de uma política abrangente para o Rio Grande do Norte”, destacou Tavares.
O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, acrescentou a importância do acesso à cultura no RN. “A realização do Circuito Literário Potiguar ocorre dentro do contexto da regulamentação da Lei Política Nacional de Leitura e Escrita. Esse circuito é um ambiente que movimenta, democratiza o acesso ao livro, promove a leitura e fomenta a economia criativa do Rio Grande do Norte”.
Fotos Fábio Duarte