#JornalismoSemFakeNews

12/01/2023





Deu Erro: Polícia Federal descobre golpe que Bolsonaro e Anderson Torres planejaram para mudar resultado das eleições

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do G1

PF encontra na casa de Anderson Torres minuta de decreto para instaurar estado de defesa no TSE

Medida pode ser considerada inconstitucional. PF esteve na casa do ex-ministro da Justiça para cumprir mandado de prisão na terça-feira (10); Torres viajou para os EUA e ainda não voltou para o Brasil. 

Por Isabela Camargo, Natuza Nery e Julia Duailibi


A Polícia Federal (PF) encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, uma minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado das eleições de 2022.

No Twitter, Torres se manifestou sobre a minuta. Ele disse que "o documento citado foi vazado fora do contexto ajudando a alimentar narrativas falaciosas" contra ele.

A medida pode ser considerada inconstitucional. A GloboNews apurou que o documento encontrado pela PF cita o reestabelecimento imediato da lisura e correção da eleição de 2022. 

Segundo especialista ouvido pelo g1, o "propósito" do decreto "seria interferir no Tribunal Superior Eleitoral para Bolsonaro se autodeclarar vencedor das eleições". 

Renato Ribeiro de Almeida, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), afirmou ainda que o decreto, se publicado, seria "totalmente inconstitucional". 

"É golpe. Não existe uma previsão legal para isso. Não existe no estado democrático de direito. É um ato preparatório de crime. Se fosse colocado em prática, levaria à prisão de Anderson Torres e do próprio Jair Bolsonaro", afirmou. 

 

O que é estado de defesa? 

A Constituição Federal prevê que o presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, "decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza". O ato sobre o estado de defesa tem de ser enviado ao Congresso em 24 horas e ser submetido à aprovação por maioria absoluta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorJaneiro 2023Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    25262728293031
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930311234

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.