#JornalismoSemFakeNews

20/05/2022





Senador Jean Paul garante com a CNT a realização de estudos de viabilidade da ampliação do porto de Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Eleito vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, o senador Jean Paul (PT), comemorou dobrado nesta quinta-feira (19).

Além do espaço na Comissão onde tecnologia é a praia dele, o parlamentar garantiu com a Confederação Nacional dos Transportes - CNT, o que ele tentava há anos: a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o projeto de ampliação da infraestrutura portuária de Natal.

O tema foi tratado em encontro entre o senador, o presidente da CNT, Vander Costa, e o diretor de Relações Institucionais, Valter Luís de Souza.

A Confederação vai selecionar propostas para os estudos de viabilidade ainda neste semestre.

“O próximo passo é reforçar a importância da obra junto ao Ministério de Infraestrutura e apresentar a oportunidade a investidores”, afirma o senador, que vai se reunir com a direção da Codern, administradora do Porto de Natal, para dar continuidade à discussão do assunto.

A proposta de ampliação da estrutura portuária é do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e foi apresentada pela primeira vez em 2015 ao então governador Robinson Faria.

Em 2020, foi levada ao ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.

A proposta de construção do Terminal Oceânico do Rio Grande do Norte – Complexo Portuário “Porto Potengi” prevê a construção de um terminal na margem esquerda do rio Potengi, além de outros investimentos, como um parque ecológico e a preservação do estuário; corredores logísticos ferroviários e rodoviários, com a construção da terceira ponte sobre o rio; e a recuperação do bairro da Ribeira.

“Será um complexo inédito no Nordeste, de águas internas, um porto facilmente conectado ao terminal aéreo por ramal ferroviário”, explica o Senador Jean.

A estimativa inicial de investimentos em todo o complexo era de cerca de R$ 7 bilhões, sendo R$ 3,6 bilhões para construção do Terminal Portuário da Grande Natal; R$ 580 milhões para o corredor logístico, terceira ponte e parque ecológico; e R$ 2,8 bilhões para implantação do ramal ferroviário que abrangerá Natal, Assu, Macau, Mossoró, Jucurutu e Caicó.

O complexo pode ser construído em etapas, com expansão em módulos, conforme o crescimento da demanda.

O novo porto, se ampliado, terá capacidade de receber navios de porte muito superior aos que utilizam o atual. O calado com 14,6 metros (para baixo) seria ideal para receber cargueiros de granéis destinados aos mercados internacionais. Os primeiros levantamentos já apontaram que outra preocupação recorrente, a altura da ponte Newton Navarro, não representaria obstáculo, uma vez que seus 55 metros dão passagem a navios de grande porte, que têm altura máxima de 48,5 metros.

O complexo pode abrir novos horizontes ao desenvolvimento potiguar. A expectativa é de que a construção do Terminal Portuário do Potengi possa triplicar o PIB industrial do estado nos primeiros dez anos.

O atual Porto de Natal está confinado em seu acesso por terra, devido à expansão urbana da capital do estado, o que se configura um empecilho logístico à indústria com potencial de exportação e à ampliação das cadeias produtivas.

Medidas que atestam que altura da ponte não impede entrada de navios cargueiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorMaio 2022Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    24252627282930
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930311234

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.