07/10/2021
Médicos e enfermeiros do município de São Gonçalo recebem capacitação sobre epilepsia de preceptores do Instituto Santos Dumont
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Caixa de entrada
Equipes de médicos e enfermeiros que atuam na rede básica de saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, participaram de capacitação sobre epilepsia, proferida por uma equipe multiprofissional do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), do Instituto Santos Dumont (ISD).
A ação visa capacitar profissionais da atenção básica para que eles saibam fazer o acompanhamento, diagnóstico, possíveis encaminhamentos e dar todo o suporte necessário às demandas de eventuais casos de epilepsia que chegam à rede.
A doença pode provocar convulsões ou crises não convulsivas e, por exemplo, sensações de distorção de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo ou medo repentino.
A formação tem foco nos casos de epilepsia controlada, aqueles que podem ser tratados com medicamentos e podem contar com a assistência das Unidades Básicas de Saúde. “A capacitação das equipes foi pensada para melhorar a atenção aos pacientes nos seus municípios e para qualificar o atendimento e manejo da Epilepsia, além compreensão do fluxo de referência das pessoas com Epilepsia Farmacorresistente, que são os casos mais graves”, explica a preceptora multiprofissional assistente social do ISD, Alexandra Lima, uma das profissionais à frente da ação.
São Gonçalo do Amarante é um dos municípios de abrangência do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) localizado no Anita, e é o terceiro contemplado com as capacitações sobre o tema, que já tiveram como público profissionais de Macaíba e Extremoz.
