08/06/2015
Aeronave da Lufthansa leva primeira carga de frutas do aeroporto de São Gonçalo para a Europa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Domingo de novidade no Aeroporto de São Gonçalo, com o desembarque do primeiro voo cargueiro da Lufthansa Cargo, uma aeronave modelo MD-11F.
A aeronave retornou à Europa levando 70 toneladas de mamão para Frankfurt, na Alemanha, que distribuirá para a Holanda e a Suíça.
O carregamento da fruta chegou ao aeroporto em carretas vindas de fazendas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O cargueiro da empresa aérea alemã entra em definitivo na malha aérea de Natal com um voo regular por semana.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu a tripulação no aeroporto.
Também presentes ao terminal de cargas, o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz, e os secretários municipais de São Gonçalo Leonardo Medeiros (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Alexandre Santos (Cultura), Ledson França (Comunicação) e o diretor de extensão do IFRN – Campus São Gonçalo, Fernando Freire.
Para o engenheiro José Luis Menghini, presidente do Consórcio Inframerica, que administra o aeroporto, ao atrair exportações a partir de São Gonçalo, a concessionária contribui para a economia do Estado, arrecadando impostos e gerando empregos diretos e indiretos para o Rio Grande do Norte.
"Em um ano de operação o Aeroporto vem apresentando um crescimento notável e o terminal de cargas também. Para nós, o progresso do terminal é resultado do esforço de todos que trabalharam para tornar o Aeroporto de Natal o melhor do Nordeste brasileiro", acrescentou.
"Esse não é apenas um voo cargueiro da Lufthansa, mas é muito significativo porque representa a abertura de um novo mercado para a Europa. É uma porta importante que se abre para o crescimento da nossa economia. Nós temos um aeroporto moderno e preparado para receber a nova geração de aviões como A-380 e isso faz muita diferença, além da nossa posição geográfica. Essa é mais uma vitória e todo o Rio Grande do Norte deve comemorar”, disse o prefeito Jaime Calado.
Operações de Cargas - Dos itens exportados através do terminal de cargas para a Europa, 60% são frutas frescas in natura (mamão, manga, abacaxi), que vão para os Estados Unidos.
Do restante, 35% são peixes frescos (atum e meca) e os outros 5% são diversos, como tecidos e carga geral. Já as importações em sua maioria, são peças e máquinas para os parques eólicos, equipamentos para estudo (universidades), e peças e máquinas para o polo industrial em Goiana/PE.
Fotos Wendell Jefferson