10/02/2015
No primeiro discurso na Câmara, deputado Beto Rosado pede ao governo mais ação de enfrentamento aos efeitos da seca
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado federal Beto Rosado (PP) fez hoje, no plenário da Câmara, o seu primeiro discurso.
defendeu a ampliação das ações contra a seca, durante o seu primeiro discurso Falou da estiagem no Rio Grande do Norte, onde os mais importantes reservatórios estão com apenas 28% da sua capacidade.
Falou que mais de dez municípios estão sem uma gota d’água.
“Como engenheiro agrônomo acompanhei essa situação de perto, quando fui secretário de Agricultura de Mossoró, e durante a campanha, quando percorri os municípios do interior e as comunidades rurais", discursou o deputado.
"Não podemos negar o apoio que o governo federal tem dado à nossa região, com programas como o ‘Garantia Safra’ e o financiamento para implantação de poços, adutoras, barragens e a Operação Carro Pipa. O que viemos pedir é que esse aporte financeiro seja aumentado, pois a cada período que passa, a crise avança e o que está sendo oferecido não é suficiente para atender à população”.
No discurso, o deputado pediu ainda que o Seguro Safra seja aditivado e que o governo federal faça um levantamento da situação em cada estado, com as possíveis soluções para amenizar os efeitos da seca, pensando em um plano nacional de enfrentamento, com soluções a curto, médio e longo prazo.
Beto Rosado também cobrou a publicação de uma nova portaria interministerial para que o subsídio do milho comercializado pela Conab volte a valer.
