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06/06/2014





Sebrae lança cartilha para ajudar comércio a entender turistas estrangeiros durante a Copa

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Do site do Sebrae-RN:

Guia ajuda comerciantes de Natal a atender turistas internacionais

Cartilha elaborada pelo Sebrae traz dicas relevantes sobre o comportamento dos visitantes dos países que estarão em Natal durante a Copa do Mundo

Cleonildo Mello

 

Expressões estrangeiras, como a grega Posso kanay afto? (quanto custa?), a ganesa me malaha! (bom dia!) ou a nipônica kurejitto kaado wa tsukaemasuka? (aceita cartão de crédito?), não fazem parte do conhecimento do grande público brasileiro, muito menos da maior parte dos comerciantes de Natal.

Cumprimentos e indagações como essas, no entanto, serão cada vez mais frequentes em estabelecimentos comerciais da capital potiguar, que começa a receber visitantes de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai, em função da Copa do Mundo FIFA 2014.

Estima-se que pelo menos 170 mil turistas desembarquem na cidade por causa dos jogos do Mundial.

Para ajudar o comércio a entender e até se comunicar com esses estrangeiros, sobretudo os que falam dialetos e idiomas pouco conhecidos, o Sebrae no Rio Grande do Norte elaborou uma cartilha que facilita a compreensão por parte do vendedor.

A versão digital está disponível no Portal do Sebrae para download.

Concebido em formato de livro de bolso, o guia traz as principais informações sobre os países, cujas seleções vão jogar na Arena das Dunas, como a moeda oficial, religiões predominantes, população e idiomas, além de curiosidades sobre a história do país que fazem diferença na hora da negociação.

A publicação informa ainda sobre cultura, tradições, hábitos de consumo e preferências gastronômicas de cada povo, auxiliando proprietários de lojas, restaurantes, pousadas e hotéis a melhor compreender esses turistas e canalizar produtos e serviços a esse público.

Outro lado prático do guia são as expressões idiomáticas que podem ser utilizadas pelos visitantes das oito nações participantes.

O livro contém um resumo de expressões para algumas situações corriqueiras a um turista em compras, como se o estabelecimento aceita cartão de crédito, como ir ao hotel, como pegar um táxi e a cobrança da taxa de 10% de serviço.

O material foi idealizado pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN com conteúdo desenvolvido pela analista de negócios internacionais Sara Albrecht.

“A concepção partiu da necessidade de conhecer um pouco mais sobre o perfil dos turistas que vêm a Natal mas, que não visitam a cidade com freqüência, como os camaroneses, ganeses, gregos, japonses.

Conhecer algumas características desses turistas é importante para os empresários.

Para os japoneses, o número quatro não é benquisto porque é considerado um número de azar.

Sabendo disso, os hotéis podem evitar colocar japoneses no quarto andar ou no quarto 444”, explica a gerente da unidade Maíza Pinheiro.

Estão sendo distribuídas cinco mil cartilhas entre os lojistas dos shoppings Cidade Jardim, Praia Shopping, Natal Shopping, Norte Shopping e Midway Mall, comerciantes em geral atendidos pelo Sebrae, empresários de localidades turísticas, como as praias de São Miguel do Gostoso, Maracajaú e Pipa e as lojas do Cajueiro de Pirangi, além de pontos estratégicos do estado.

De acordo com a gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, Sandra Martins, parte da tiragem foi destinada à Empresa de Turismo do Rio Grande do Norte (Emprotur).

“A cartilha está sendo bem recebida pelos empresários. Esse livro vai facilitar o atendimento ao visitante. O empresário não vai deixar de vender por não conhecer o idioma".


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