#JornalismoSemFakeNews

12/08/2013





Juíza Rita Manzarra fala sobre congresso internacional que vai debater trabalho escravo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Brandão estará em Natal essa semana. Ele vai participar do VI Congresso Internacional de Direito do Trabalho, que começa na quinta-feira, no Hotel Ocean Palace, e terá como tema "Trabalho Escravo Contemporâneo".

Presidente da Amatra - Associação dos Magistrados Trabalhistas do RN - a juíza Maria Rita Manzarra falou sobre o evento através de sua assessoria:
Congresso
 
Este é o sexto Congresso Internacional promovido pela AMATRA21 e, neste ano, resolvemos abordar uma temática bem relevante e atual. Visamos com o evento sensibilizar e conscientizar a sociedade para tão grave problema que ainda hoje nos assola, trazendo reflexões, visões do fenômeno no Brasil e exterior, o trabalho escravo infantil, debate sobre a competência criminal da justiça do trabalho nestes casos, análise dos instrumentos de fiscalização e combate e propostas de erradicação.
*
Trabalho escravo contemporâneo
Em meio à aprovação da PEC do trabalho escravo e de denúncias de grandes e famosas empresas do ramo vestuário e da construção civil utilizando mão de obra escrava, em pleno século XXI, fica evidente que o tema precisa ser explorado e a sociedade conscientizada sobre essa feição contemporânea do trabalho escravo.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina. Estudos já identificaram 122 produtos fabricados com o uso de trabalho forçado ou infantil em 58 países diferentes. A OIT calculou em US$ 31,7 bilhões os lucros gerados pelo produto do trabalho escravo a cada ano, sendo que metade disso fica em países ricos, industrializados. Fica evidente, portanto, a relevância do tema. Esperamos a presença maciça de profissionais da área jurídica e estudantes no evento, sendo este aberto a profissionais de todas as áreas, uma vez que se trata de matéria que desperta o interesse de todo cidadão.
*
Características do trabalho escravo contemporâneo
Trabalho escravo contemporâneo se configura pelo trabalho degradante, expondo-se o trabalhador a uma situação de total desconsideração dos direitos sociais previstos na Constituição e afronta de direitos humanos.
O cerceamento da liberdade do trabalhador aparece sob a feição de uma violação acintosa da sua dignidade, pelo mau tratamento e desprezo de sua condição humana e, em determinadas situações, reduzido à condição pior do que de animais. Podemos citar como sintomas da escravidão contemporânea as seguintes características: a servidão por dívida; a falta de água potável; alojamentos em condições subumanas; inexistência de acomodações indevassáveis para homens, mulheres e crianças (moradia coletiva); inexistência de instalações sanitárias adequadas; péssimas condições de higiene; alimentação parca e jornada de sol a sol ou exaustiva, dentre outras.   *   Denúncias e casos na justiça trabalhista no RN
Infelizmente no país inteiro temos notícia de trabalhadores flagrados laborando em condições análogas a de escravo. Recentemente foram realizadas operações do Ministério Publico do Trabalho e do Ministério do Trabalho, em cidades próximas a Natal, em empresas que exploram a atividade canavieira, onde se constatou a submissão de trabalhadores a condições absurdamente degradantes.
*
Orientações
Denunciar, podendo esta denúncia ser inclusive anônima. Procurar o Ministério Publico ou os auditores do trabalho, pois somente assim conseguiremos combater esse mal ainda existente no século 21.
O Congresso ocorrerá sob a forma de conferências seguidas de debates e contará com a participação de palestrantes de escol, a exemplo do Ministro do TST Cláudio Brandão, o Procurador Geral do Trabalho Luis Camargo, a auditora do trabalho Marinalva Dantas, o coordenador da OIT Brasil Luis Machado, o jornalista Leonardo Sakamoto, dentre outros, inclusive palestrantes da Espanha e Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorAgosto 2013Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    28293031123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
    1234567

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.