#JornalismoSemFakeNews

17/11/2012





Novo Procurador do MP junto ao TCE e juiz federal criticam demora do governo em preencher vaga do TCE

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Como nem tudo acaba em tuitaço na rede social, a noite de sexta foi de muita conversa - via twitter - com o juiz federal Marco Bruno Miranda e o recém-nomeado Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do RN, o baiano Luciano Ramos. Entre tantos assuntos...as vagas abertas no TCE, com as aposentadorias dos conselheiros Alcimar Torquato e Valério Mesquita. A vaga de Alcimar, aberta há exatamente 1 ano e 2 meses, será ocupada por indicação do governo do Estado. Já a de Valério, aberta na quarta-feira, será por indicação da Assembleia Legislativa. Apesar do tempo, a vaga da AL deverá ser ocupada antes da vaga do governo. E foi exatamente sobre esse teeempo longo à espera da indicação do governo, que aguarda a melhor hora e o melhor nome politicamente, que a conversa se alongou. Com declarações de Marco Bruno e Luciano Ramos sobre a ilegalidade na demora...     Acompanhe:

Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Interessante como tem demorado, né? Isso viola a Constituição.
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @marcobrunom @thaisagalvao espero que a notícia que dá sentido a esta demora não se confirme. Aí sim, teríamos violada a Constituição.
*
Argumentei sobre a demora...governo à espera do melhor momento político para saber quem indicar...
Continue:
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Pois é. Mas não se pode comprometer o funcionamento de um órgão por conta de um momento político!
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @LucianoCRamos @thaisagalvao Nem sei qual é a notícia, mas a demora em si já viola, sem dúvida.
*
Pedi para explicar melhor sobre a violação da Constituição.
Eis:
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos É que quando demora dessa forma, você termina violando o princípio da separação dos poderes. O TCE nunca pode se subordinar ao Executivo. É um atentado à democracia.
*
E continuou:
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos O Executivo não pode subjugar o TCE (ou o Judiciário). Há precedentes de intervenção judicial em casos limítrofes.
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom Muitos noticiaram que haveria uma troca de nomeações para não cair na vedação do Nepotismo. Este acerto seria indevido.
*
O procurador se referia, mesmo sem citar, ao fato do governo nomear a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, para garantir a candidatura à prefeita da atual vice-prefeita de Mossoró, Rute Viarlini, irmã da governadora Rosalba.
Fato que não procedeu. Ou pelo menos não aconteceu.
E o procurador voltou a falar sobre a demora para o governo indicar um conselheiro para o TCE.
Eis:
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Acho que há violação à separação dos poderes, princípio fundamental da república.
Luciano Ramos @LucianoCRamos - “@marcobrunom: @thaisagalvao  ...subordinar ao Executivo. É um atentado à democracia.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Indiretamente, é um atentado à democracia, porque qualquer violação grave à Constituição o é.
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom a nomeação de um Membro do TCE é sobretudo um dever do Executivo.
*
Marco Bruno Miranda ‏@marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos No limite, pode configurar, em tese, crime de responsabilidade. Mas só analisando a fundo as razões do governo
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Como eu disse, não conheço as razões do governo. Precisaria ter a justificativa pra analisar a tipificação.
*
Do Procurador-Geral o MP junto ao Tribunal de Contas, que tomará posse no dia 14 de dezembro:
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom não trabalho com a hipótese de que haja ainda mais demora! Mas, em uma situação limite cabe Mandado de Segurança para garantir prerrogativas.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos O certo é que se deve evitar essa demora na nomeação.
Marco Bruno Miranda ‏@marcobrunom - @LucianoCRamos @thaisagalvao O problema do Mandado de Segurança é que ele não supre a nomeação, né? Difícil interferir nesse ponto.
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom - O Judiciário não poderia nomear, mas poderia dar a ordem e configurar outras consequências.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Em tese, o TCE poderia recorrer ao mesmo expediente do TJ e do MP no episódio dos repasses.
*
Sobre quem entraria com mandado de segurança:
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom em tese, o próprio TCE. Para garantir suas prerrogativas institucionais, tal qual o Judiciário e o MP fizeram.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @LucianoCRamos @thaisagalvao Pobre Poder Judiciário. Sobraria para ele de novo. Mas, o desrespeito à ordem judicial configuraria o quê? Crime de responsabilidade!
Luciano Ramos @LucianoCRamos - @thaisagalvao @marcobrunom exatamente. A ordem judicial seria impositiva.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos O problema - reconheçamos - é que crime de responsabilidade é um instituto meio tímido no Brasil.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Na verdade, Thaísa, praticamente não há precedentes. Como diz Luciano, nosso direito não trabalha bem com situações extremas.
Marco Bruno Miranda @marcobrunom - @thaisagalvao @LucianoCRamos Por isso está todo mundo tão atônito com esse mensalão. Na verdade, os juízes sempre julgaram assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorNovembro 2012Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    28293031123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    2526272829301
    2345678

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.