#JornalismoSemFakeNews

28/01/2011





Flávio Azevedo anuncia parceria com Japão para capacitação no setor pesqueiro do RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Segunda-feira, 31 de janeiro: foi esta a data anunciada pelo presidente da Fiern, Flávio Azevedo, para o início, no Estado, do “Projeto Atum Brasil/Japão”.
“Trata-se de um dos mais importantes programas de capacitação já feitos no Rio Grande do Norte”, disse Flávio Azevedo, explicando à imprensa, durante entrevista coletiva, como funcionará o processo de capacitação.
“Através do SENAI, que tem expertise e credibilidade na capacitação de mão de obra, vamos treinar cerca de 400 pessoas, em dois anos, para atuarem em 16 modernos barcos pesqueiros”, adiantando que na p´roxima semana, instrutores japoneses, tradutores e técnicos do SENAI-RN já começam os trabalhos, provisoriamente, neste comecinho, no Centro de Tecnologias de Informática Aluízio Alves, em Natal.

"A Federação das Indústrias não abre mão que o Rio Grande do Norte se torne referência desse setor no Brasil, até porque a maior concentração da atividade atuneira se encontra aqui, próximo à costa potiguar", disse Flávio.
"Teremos um simulador de operação de barcos pesqueiros, desenvolvido no Japão, que deverá chegar até o final do ano. O centro do SENAI em Santa Cruz será bem equipado porque, depois dessa turma inicial, certamente empresas de outros estados irão se interessar por essa capacitação. Em alguns anos poderemos ter até 500 barcos atuando na costa do Rio Grande do Norte, o que demandará muita mão de obra especializada”, adiantou o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, que também participou da coletiva.

“Uma das ações mais importantes para atrair essa capacitação ao nosso Estado foi a flexibilização da chamada Lei dos 2/3, que obrigava empresas estrangeiras a operarem os barcos com dois terços de trabalhadores brasileiros, o que tornava a atividade inviável devido à falta de qualificação do nosso pessoal em relação às embarcações mais modernas”, explicou Flávio.
Com o programa, a produção de atum do Rio Grande do Norte deverá dobrar. 

                             Presidente da Fiern, Flávio Azevedo, durante coletiva nesta quinta-feira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorJaneiro 2011Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    2627282930311
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    303112345

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.